PREFEITA JANDA JÁCOME PARTICIPA DA ABERTURA DA CAMPANHA CONTRA SUICÍDIOS DO “SETEMBRO AMARELO”

Iniciou-se na última quinta-feira (09), na CAPS de Frutuoso Gomes, com a presença da Prefeita, Janda Jácome, as atividades da Campanha “Setembro Amarelo”, com uma programação repleta de palestras sobre prevenção ao suicídio. O “Setembro Amarelo” é a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2015, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.O Brasil é o 8º país com maior índice de suicídios no mundo. A taxa aumentou nos últimos 10 anos, principalmente entre os jovens do sexo masculino, entre 15 e 30 anos.No Plano de Ação de Saúde Mental de 2013 a 2020 da Organização Mundial de Saúde – OMS -, há uma meta de reduzir em 10% os índices de suicídio.A importância do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial: Os CAPS são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-lo em suas iniciativas de busca de autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico.Para Janda, é importante o Poder Público reaproximar as pessoas com suas identidades, segundo a Prefeita, “o CAPS além de devolver a integridade aos assistidos, permite uma nova chance para as atividades cotidianas, admiro minha equipe, pois desenvolvem um excelente trabalho”, declarou.