GOVERNO MUNICIPAL DE FRUTUOSO GOMES ATRAVÉS DA SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA AÇÕES DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA

O Governo Municipal de Frutuoso Gomes; por meio da Secretaria de Saúde; realizou diversas ações durante o mês de outubro em alusão ao movimento internacional Outubro Rosa; que visa o estimulo à luta e prevenção contra o câncer de mama. O objetivo dessas ações é conscientizar as mulheres em relação ao câncer de mama; com informações sobre autocuidado; prevenção e exames de rotina. Atualmente; o câncer de mama é a segunda principal causa de óbitos por câncer em mulheres; no entanto; se diagnosticado e tratado precocemente; são grandes as chances de cura.

Durante todo o mês; as ações da campanha do Outubro Rosa foram realizadas nas comunidades da zona rural Candeia, Mata seca e Logradouro.

Foram realizados:

– Exame preventivos citopatológico

– Testes rápidos de hiv, sífilis e hepatites virais

– Palestras voltadas ao tema do outubro rosa e verde.

Como culminância foi realizado quarta-feira (26.10) o DIA D na UBS José Ginaldo Bezerra, com palestras, avaliações odontológicas, vacinação contra covid, exame preventivo citopatológico, testes rápidos de hiv, sífilis e hepatites virais além da entrega de brindes e distribuição de lanches.

“O objetivo da campanha é trabalhar a conscientização. As ações visam conscientizar as frutuosenses sobre a importância da saúde da mulher”, explica a Secretária Madalena Torres.

“Levar todos esses serviços as comunidades é uma responsabilidade social”, salienta a Prefeita Janda Jácome.