Frutuoso Gomes Recebe Programa de Extensão Trilhas Potiguares

Hoje, 30 de julho a cidade de Frutuoso Gomes, dá as boas-vindas ao aguardado Programa de Extensão Trilhas Potiguares. A visita do programa à cidade será uma experiência enriquecedora e durará ao longo de uma semana.

O Trilhas Potiguares é um inovador Programa de Extensão que busca promover uma efetiva interação entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e as comunidades de pequenos municípios do estado, que contam com até 15.000 habitantes.

Com ações focadas em projetos de extensão em cada município participante, o Programa Trilhas Potiguares tem como MISSÃO propor novas formas de aplicação do conhecimento gerado na universidade, a partir do contato direto com as demandas da comunidade externa. O objetivo é buscar a construção solidária do saber, com um olhar voltado para o desenvolvimento sustentável das comunidades.

Em destaque, o programa aborda o desafio de trabalhar, sob a ótica da educação ambiental, o equilíbrio entre o homem e o meio ambiente. As ações do projeto são direcionadas a melhorar a qualidade de vida da população potiguar, priorizando o respeito à cultura e tradição locais, estabelecendo assim uma sintonia fina entre o saber acadêmico e o saber popular.

A participação da UFRN nesse projeto reflete o compromisso da instituição com a retomada do conhecimento crítico e participativo da sociedade, com uma visão interdisciplinar sobre a realidade em que se insere. Além do cunho acadêmico, o Trilhas Potiguares apresenta um elevado conteúdo social, demonstrando o seu comprometimento com questões sociais relevantes.

A prefeita de Frutuoso Gomes, Janda Jácome, está entusiasmada com a chegada do programa à cidade, reconhecendo a sua importância para o desenvolvimento local. A secretária de educação, Gorete Torres, também se mostra favorável ao programa, destacando a relevância da educação ambiental para o município.

Com o início da visita do Programa de Extensão Trilhas Potiguares em Frutuoso Gomes, a cidade tem a oportunidade de receber conhecimentos e experiências valiosas, que contribuirão para o crescimento sustentável e o aprimoramento da qualidade de vida da comunidade potiguar. O programa representa uma iniciativa significativa no caminho da construção de um futuro mais promissor para as pequenas cidades do Rio Grande do Norte.