Atribuições da Secretaria 
                                
                             A secretária de Assistência Social é responsável por planejar e coordenar as políticas públicas voltadas para o bem-estar da população mais vulnerável.
 Elaborar e executar políticas sociais - Planeja ações de apoio a famílias em situação de pobreza, crianças, idosos, pessoas com deficiência, entre outros.
 Gerenciar programas e projetos sociais - Coordena programas como Bolsa Família, CRAS, CREAS, abrigos e ações de inclusão social.
 Articular parcerias - Trabalha com outras secretarias, governos (estadual e federal), ONGs e instituições para fortalecer a rede de assistência.
 Garantir direitos e proteção social - Atua na defesa dos direitos humanos e no combate à desigualdade e à exclusão social.
 Administrar recursos da área social - Garante que o orçamento da assistência social seja bem aplicado em serviços e benefícios à população.
 Atender a população vulnerável - Organiza ações para acolhimento, escuta e encaminhamento de pessoas em situação de risco social.