Atribuições da Secretaria
A Secretaria de Saúde do município é responsável por planejar, organizar e executar as ações de saúde pública local. Ela garante o acesso da população a serviços de prevenção, promoção e tratamento. Veja as principais atribuições:
PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE:
Gerenciar os serviços de saúde - Administra unidades de saúde como postos, UBSs, PSFs, hospitais e centros de especialidades.
Executar políticas públicas de saúde - Aplica os programas do SUS no município, como vacinação, saúde da família, pré-natal, controle de endemias, entre outros.
Oferecer atendimento à população - Garante consultas, exames, atendimentos de urgência e medicamentos básicos.
Prevenir doenças e promover saúde - Realiza campanhas educativas, mutirões de saúde, ações de combate a doenças (como dengue, Covid-19, etc.).
Gerir recursos humanos e financeiros da saúde - Contrata profissionais, organiza escalas, controla o uso de verbas e presta contas ao SUS.
Vigilância em saúde - Atua com a vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental, fiscalizando estabelecimentos e monitorando surtos.
Articular com outras esferas de governo - Trabalha em parceria com os governos estadual e federal para implementar programas e repassar recursos.