GOVERNO MUNICIPAL DE FRUTUOSO GOMES EM PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO INICIA CONSTRUÇÃO DE CISTERNAS

O Governo Municipal de Frutuoso Gomes, através da Secretaria de Agricultura e em parceria com a Núcleo Sertão Verde e SETHAS (Governo do Estado) iniciam a construção de 30 cisterna de placa de 16 mil litros e 19 54 mil litros. As comunidades de Logradouro, Mumbaça de Cima, Pé de Serra, Arrojado, Mata Seca e Candéia serão beneficiadas.

As famílias que serão beneficiadas são oriundas do cad único e também cadastradas no PHDC Programa Dom Hélder Câmara. Com o armazenamento da água da chuva em cisternas construídas com placas de cimento ao lado de cada casa, as famílias que vivem na zona rural passam a ter água potável mais próxima. Não se faz mais necessário o sacrifício do deslocamento de quilômetros para buscar água para fazer um café, cozinhar e beber.

“Essas cisternas servirão de apoio as famílias, para amenizar os efeitos desse longo período de seca que enfrentamos”, destacou a Prefeita Janda Jácome.

O Programa tem como público alvo as famílias rurais de baixa renda localizadas no Semiárido brasileiro, região historicamente caracterizada por longos períodos de estiagem e pelas enormes dificuldades para acessar água em quantidade e qualidade suficiente.

PROJETO DOM HÉLDER CÂMARA – O objetivo do projeto é contribuir para a redução da pobreza rural e das desigualdades no Semiárido brasileiro, por meio do melhoramento da articulação de políticas de desenvolvimento rural sustentável com abordagem territorial, do acesso da população rural a essas políticas, e do desenho das políticas públicas por meio da replicação de inovações.

Fonte: GM Frutuoso Gomes